A medida faz parte de uma estratégia da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) com os fabricantes dos veículos. A empresa recebe os ônibus para reforçar as operações e testá-los enquanto as montadoras fazem a exposição de seus produtos. No aeroporto do Galeão serão dois ônibus Scania de 15 metros, um deles movido a etanol, além de um articulado Mercedes-Benz, mais dois Marcopolo e Scania.
De acordo com o coordenador de equipamentos operacionais da Infraero, Jean Pierre Del Rio, o reforço segue a mesma proposta adotada em outros grandes eventos.
"Na Copa das Confederações, na Rio %2b 20 e na Jornada Mundial da Juventude também foi assim. Trata-se de uma parceria que reforça as ações já adotadas pela Infraero no sentido de garantir a melhor operação durante a Copa do Mundo”, disse.
Além do aeroporto do Galeão, onde o reforço ficará até o dia 14 de julho, o Aeroporto Internacional Afonso Pena - Curitiba recebeu dois ônibus, O Aeroporto Internacional Pinto Martins - Fortaleza tem reforço de um ônibus, o Aeroporto Internacional Salgado filho - Porto Alegre conta com três veículos e o Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães a frota é de dois ônibus.
O efetivo da área operacional também foi ampliado e passou de 1.424 para 1.675 funcionários e as escalas de plantão foram reforçadas para monitorar o funcionamento das escadas rolantes, elevadores, esteiras, sistemas de ar-condicionado e um plano de ações para que o movimento de aeronaves e de passageiros ocorra sem transtornos durante a realização do evento.
Os aeroportos contam também com espaços de acolhimento para receber com maior conforto e mais segurança os brasileiros e os turistas internacionais.