São Paulo, 25 - Por causa do jogo entre Coreia do Sul e Bélgica, nesta quinta-feira, 26, na Arena Corinthians, a Prefeitura vai ampliar o rodízio municipal de veículos para os carros com placas de final 7 e 8. Assim como foi feito na segunda-feira, 23, a restrição valerá das 10h às 20h.
De acordo com a vice-prefeita Nádia Campeão (PC do B), o objetivo é reduzir os impactos no trânsito de São Paulo, principalmente porque, por causa da partida às 17h, a Radial Leste será interditada das 10h às 21h.
As faixas exclusivas de ônibus também voltam a funcionar de forma integral em toda a cidade. No próximo dia 1.º, quando o estádio recebe um jogo das oitavas de final, também haverá ampliação do rodízio e do horário de funcionamento das faixas de ônibus à direita. "Continua a orientação, sobretudo para as pessoas da zona leste, de usar mais o transporte coletivo, para que o impacto seja menor", afirmou Nádia.
Novamente, a Avenida José Pinheiros Borges, que liga a arena à Estação Artur Alvim, será fechada para os carros, dando prioridade aos ônibus.
"As pessoas já perceberam que, em situações extraordinárias, elas precisam colaborar mais com a cidade. É razoável (a medida) para ter uma melhor condição de circulação da cidade sem ter o feriado", disse a vice-prefeita.
Há uma semana, a Câmara rejeitou o pedido da Prefeitura de decretar feriado na segunda-feira, dia em que a Radial Leste também foi interditada para a partida entre Holanda e Chile, com a agravante do jogo do Brasil no fim da tarde.
Por causa da falta de apoio dos vereadores, a Prefeitura precisou ampliar o rodízio, restringir os carros em faixas exclusivas nos horários permitidos e decretar ponto facultativo para os servidores municipais.
Nesta quinta, a interdição da Radial Leste começa às 10h. Nádia também afirmou que a ampliação do rodízio poderá reduzir em 20% a quantidade de veículos nas ruas. As mudanças serão publicadas no Diário Oficial da Cidade desta quarta-feira. Já as alterações válidas para o dia 1.º serão regulamentadas um dia antes.
Experiência
Na manhã desta terça-feira, 24, durante uma coletiva, o prefeito Haddad classificou como positivas as mudanças feitas no trânsito na segunda-feira. "A percepção nossa é que funcionou muito bem. Uma hora antes do jogo estávamos sem nenhum congestionamento. Foi exemplar."
A repetição da medida só foi informada no início da noite. Pela manhã, Haddad havia afirmado apenas que os jogos seguintes seriam avaliados. As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo.