De 1º de janeiro a 23 de junho de 2013, a PRF encontrou 23kg de crack, 70kg de cocaína e 142kg de maconha. No mesmo período do ano, foram 95kg de crack, 65kg de cocaína e 703kg de maconha. A quantidade localizada com traficantes aumentou 367%. As detenções passaram de 17 para 41 — 141% a mais de prisões.
O inspetor Fernando Pereira, superintendente da PRF no DF e no Entorno, admitiu que o aumento de quase quatro vezes na quantidade de entorpecentes encontrados nas rodovias da capital pode estar relacionado à Copa do Mundo. “Não descartamos a relação direta. A maioria das apreensões foi nos últimos dias. O mundo inteiro está aqui, e alguém quer abastecer o mercado. O aumento nas apreensões foi expressivo, quando comparado com o ano passado. Mas também é importante ressaltar que a polícia aumentou o número de operações, inclusive com integração da Polícia Civil”, detalha Pereira.
Nas ações de combate ao tráfico, a PRF conta com três cães farejadores. Segundo o inspetor Pereira, a Copa do Mundo fez com que a corporação capacitasse os policiais no combate aos traficantes que tentarão agir durante o Mundial e depois dele. “Não estamos fazendo grandes apreensões de uma vez, mas várias ações. Isso é importante porque significa que estamos apreendendo sempre que alguém tenta entrar ou sair do DF com a droga”, alerta o superintendente. .