Com essas três mortes, sobe para 14 o número de detentos mortos nas prisões do Maranhão, dos quais 11 foram encontrados sem vida nas oito prisões do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, localizado em São Luís, e três no interior do Estado. Em 2013, 60 presos morreram apenas em Pedrinhas, de acordo com relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Mortos
O primeiro corpo a ser encontrado foi o de Fábio Robert Costa Pereira, 29 anos, que foi preso e apresentado no último sábado, 28, em uma das delegacias de plantão de São Luís, e autuado em flagrante por roubo. Ele teria se matado por enforcamento usando a própria calça.
Ontem, um segundo detento foi encontrado morto no bloco D da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) da penitenciária. Identificado como Jhonatan da Silva Luz, de 20 anos, conhecido como Jocozinho, estava preso desde o dia 5 de junho por porte ilegal de armas. Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) disse que o corpo foi descoberto após o período de visitas, encerrado por volta das 11h.
Na manhã desta quarta-feira, 2, um terceiro detento foi encontrado morto.
O motivo das duas últimas mortes ainda é desconhecido, mas as investigações não descartam a possibilidade de que eles sejam as vítimas mais recentes de uma briga entre facções criminosas dentro de Pedrinhas pelo controle do Complexo Penitenciário..