A Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Guarda Municipal vão atuar com 2.310 agentes no entorno do Maracanã, da Fifa Fan Fest, em Copacabana, e do Alzirão, na Tijuca, coibindo irregularidades, como o comércio ambulante, o estacionamento irregular e o xixi na rua. A operação contará com 15 reboques municipais.
Todo o planejamento é coordenado pela Rio Eventos Especiais e estará concentrado no Centro de Operações Rio (COR). Para isso, o COR intensificará a integração dos órgãos municipais e concessionárias de serviços públicos, além de reforçar o suporte às forças de segurança para a tomada de decisão sobre os deslocamentos das delegações.
Ficam excluídos do feriado os órgãos cujos serviços não permitam a paralisação, tais como unidades de saúde e o transporte público. Também não haverá feriado para alguns órgãos e entidades da administração direta e indireta do município do Rio de Janeiro, o comércio de rua, bares, restaurantes, centros comerciais e shopping centers, galerias, estabelecimentos culturais, pontos turísticos, empresas na área de turismo, hotéis e empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
Segundo o diretor de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio), Joaquim Dinis, o feriado integral tem se mostrado eficiente para a redução do tráfego de veículos na cidade e, principalmente, no entorno do Maracanã.
Dinis destacou que, no dia 25, data do último jogo com feriado integral na cidade, houve redução média de 25% no tráfego de veículos. "Só no entorno do Maracanã, na Radial Oeste, atingimos 40%.