Jornal Estado de Minas

Saúde esclarece mensagem sobre ebola no Brasil e diz que surto é boato

O texto, compartilhado no Whatsapp e Facebook, tem preocupado brasileiros

Sílvia Mendonça
Uma mensagem sobre um possível surto de ebola no Brasil tem assustado brasileiros por meio do Whatsapp e Facebook.
No texto, supostamente assinado por autoridades da área de saúde, diz que um nigeriano chegou ao país e faleceu em decorrência da doença, no hospital da Universidade Federal do Maranhão, na última terça-feira (12/8). O Ministério da Saúde, no entanto, garante que a mensagem não passa de um boato. Ainda de acordo com o órgão, até o momento não foi identificada em território nacional nenhuma suspeita, muito menos algum diagnóstico da doença.

Confira a mensagem veiculada nas redes sociais na íntegra:

“Primeiro caso de Ebola confirmado no Maranhão

Repassando uma notícia preocupante:

Um nigeriano chegou a São Luís - Ma, na terça feira, começou a passar mal, foi internado no hospital Universitário HUUFMA. Ele faleceu no sábado à noite com diagnóstico do vírus "EBOLA". O governo do Estado do Maranhão e o Ministério da Saúde ordenaram que fosse mantido em sigilo. No entanto, o ministro da saúde, Arthur Chioro, confirmou ao sec. ricardo Murad que já tem 5 pessoas internadas com os mesmos sintomas em estado grave!

A Polícia Federal iniciou hoje a operação "fronteiras fechadas", onde qualquer pessoa que tenha estado no continente africano nos últimos 10 meses não podem entrar no país.
Repassem!!!!

Prezados,

Em decorrência da emergência de Ebola na África, foi elaborado pelo Ministério da Saúde o informe técnico anexo, também disponível no link abaixo:

https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/14163-ebola-informe-tecnico

Contamos com o apoio na divulgação junto às Vigilâncias dos Municípios do seu estado e todos os profissionais de saúde.

Atenciosamente,

Centro de Informação Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/RN
Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica – SUVIGE
Coordenação de Promoção a Saúde – CPS
Secretaria de Estado da Saúde Pública – SESAP/RN”.
.