Leia Mais
Resultado de novo exame de paciente com suspeita de Ebola sai segunda-feiraResultado de primeiro exame de suspeita de ebola no Brasil é negativo Governo manterá alerta após descartar suspeita de ebolaSegundo exame descarta caso de Ebola no BrasilResultado do segundo exame de ebola em africano internado no RJ deve ser divulgado hojeAfricano com suspeita de Ebola respira aliviado com exame negativoAfricano com suspeita de ebola no Brasil passará por novo exame neste domingoPaciente com suspeita de ebola pode receber alta na segunda-feira"Mesmo com o resultado negativo, os procedimentos permanecem iguais até que o segundo resultado do exame seja divulgado", afirmou Bailak. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 68 pessoas tiveram contatos com Bah na UPA, sendo 30 funcionários; 24 pacientes que estavam na recepção e 14 acompanhantes. Equipes de saúde do município e do estado foram deslocadas para verificar diariamente a temperatura dessas pessoas duas vezes ao dia.
A orientação das autoridades de saúde é para que elas fiquem em casa. "No entanto, a possibilidade de contágio é considerada muito baixa, pois o Ebola não é transmissível pelo ar, e sim pelo contato com o sangue, fluídos corporais do paciente ou então por objetos infectados", explicou a médica infectologista da 10ª Regional de Saúde, Lilimar Mori.
Mesmo que o resultado seja negativo na segunda amostra, Bailak disse que o protocolo aplicado nesse caso foi correto. "Não se trata de nenhum teste. Foi uma situação de risco que exigiu uma resposta rápida e eficaz dos órgãos governamentais", frisou o chefe da 10ª Regional de Saúde, que reúne 24 municípios da região de Cascavel.