As chuvas que caem sobre o Sul do país desde quinta-feira, 15, já causaram quatro mortes - três no Rio Grande do Sul e uma no Paraná. Duas mortes aconteceram na quinta no Rio Grande do Sul. As vítimas foram uma mulher de 74 anos, ferida por telhas em Sertão, no norte do Estado, e uma menina de 12 anos, atingida por um raio em Canguçu, no sul. No dia seguinte, as chuvas, que já atingiam a região metropolitana de Curitiba, provocaram a morte de Valdemir Leal dos Santos, de 32 anos, que foi arrastado pela correnteza de um rio no Alto Boqueirão.
No Paraná, até a manhã de segunda, 20, temporais haviam atingido dez municípios, afetando 112.745 pessoas. A cidade mais atingida foi Campo Largo, com 110 mil afetados, 4 feridos, 1.645 desalojados e 4.389 casas danificadas. A prefeitura decretou situação de calamidade pública e estado de emergência.
As chuvas atingiram ainda os municípios paranaenses de Palmas, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Piraquara, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Renascença e Reserva.