Os dois assaltos ocorreram na manhã deste sábado, dia 6, com poucos minutos de intervalo entre um e outro.
Um ônibus da empresa Top Rio, que prestava serviço para a agência North Side, buscou 38 turistas no Galeão. Por volta de 8h30, criminosos obrigaram o motorista a parar pouco após o acesso à Linha Amarela, próximo ao complexo de favelas da Maré - ocupado desde abril pelo Exército. Os assaltantes fortemente armados obrigaram os estrangeiros a descer do veículo. Rendidas no asfalto, com as mãos na cabeça, as vítimas tiveram as bagagens reviradas e roubadas.
O caso foi registrado na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), no Leblon, zona sul. No fim de semana e nesta segunda-feira, 8, o delegado Alexandre Braga se recusou a falar sobre a ocorrência e as investigações. Disse apenas que a assessoria de imprensa da Polícia Civil divulgaria as informações.
A Polícia, por sua vez, se limitou a informar no sábado que está em busca de testemunhas, aguarda laudo da perícia e que "as investigações estão em andamento". Na tarde destas segunda, mais de 48h após o crime e novamente questionada, a Polícia enviou a mesma nota.
Por volta de 10h de sábado, no mesmo ponto da Linha Vermelha, as vítimas foram oito turistas de Santa Catarina que desembarcaram no Galeão e eram transportados para a Zona Sul. "A van parou no congestionamento, um motorista veio na contramão e avisou que estava rolando um 'arrastão'. Não dava para voltar, vieram os homens armados com pistolas e roubaram os turistas", disse o dono da Roque Transportes, Marcelo Roque. "Trabalho com isso há 20 anos. Nunca havia acontecido algo assim com um grupo meu". Os criminosos levaram dinheiro, celulares e notebooks.
No domingo, o governo estadual divulgou release informando que "o verão de 2015 baterá um recorde importante para o Rio de Janeiro. Durante a temporada, o Estado tem previsão de receber o maior número de visitantes da história".
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Riotur), que calculou a estimativa de visitantes da capital, são esperados 3,464 milhões de turistas. No verão passado, foram 3,256 milhões e, no anterior, 3,192 milhões.
Viajantes de outros países compõem entre 20% e 25% do total e, de outros Estados brasileiros, entre 75% e 80% - principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Entre os estrangeiros, os argentinos lideram: 24%, ante 14% de norte-americanos, 7% de franceses e chilenos, cada, e 5% de ingleses.
A Polícia Militar informou que possui um Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas que atua com "ciclo-patrulhamento em toda a extensão da orla e na Lagoa além de intensificar o policiamento dos pontos turísticos como Pão de Açúcar, Corcovado, Vista Chinesa, os bairros da Lapa e Santa Teresa - assim como os acessos a cidade, como Pier Mauá, aeroportos e a Rodoviária"..