Em apenas cinco horas, na tarde de anteontem, o índice pluviométrico na região foi de 90 milímetros, o que corresponde a um mês de chuva. Segundo a Climatempo Meteorologia, há previsão de tempo instável para hoje, mas com chuva menos intensa. O sol volta à região apenas no sábado. Turistas que se dirigiam à região para passar as festas de fim de ano não conseguiram chegar a hotéis e pousadas.
"Ninguém pode subir ou descer a serra. Hoje (ontem) de manhã já recebemos uma ligação de cancelamento de pacote, disse a recepcionista Maiara Oliveira, do Amora Boutique Hotel, um dos mais disputados de Maresias. Segundo ela, outros dois hóspedes eram esperados desde a manhã de ontem.
Em Maresias, várias famílias perderam móveis, mantimentos e roupas.
Estragos
Uma rachadura atingiu metade da pista da Rio-Santos no sentido Maresias. Por volta das 16h30 de ontem, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Estadual ainda mantinham um bloqueio para impedir a passagem de veículos, uma vez que a pista ameaçava ceder. Três passarelas foram destruídas em Camburi e Boiçucanga, deixando moradores isolados.
Por causa dos transtornos, alguns turistas decidiram deixar os ônibus em que viajavam e concluir o trajeto a pé. Outros dormiram nos carros. Também houve casos de turistas que se deslocaram para visitar outras praias e não conseguiram voltar por causa dos bloqueios. Muita gente saiu para passar o dia em outra praia e não conseguiu voltar. A água subiu muito, disse Rosilda da Silva, de 36 anos, recepcionista de uma pousada em Boiçucanga. Na praia também houve alagamentos em casas e hotéis.
Em Paúba, praia vizinha, uma casa desabou e uma criança de 5 anos teve ferimentos leves - até as 16h30 de ontem, não havia informações sobre outros acidentes no município. Atenção.
A prefeitura está recebendo doações. Além de colchão, roupas e comida, há necessidade de água potável, fraldas geriátricas e infantis. A travessia de balsas para Ilhabela chegou a ser interrompida por causa dos ventos, mas foi restabelecida. Houve também registro de alagamentos em Ubatuba. O bairro Estufa Dois foi um dos que ficaram debaixo da água. Já em Caraguatatuba choveu forte, mas sem registros graves. As informações são do jornal
O Estado de S.Paulo..