A escolha foi apontada por passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos de grande movimentação no Brasil. Foram ouvidas 64.539 pessoas ao longo de todo o ano. O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ganhou em quatro itens.
A SAC divulga desde o início de 2013 um levantamento trimestral de satisfação dos terminais. A partir de agora, a pasta também vai premiar anualmente o melhor do ano e os que mais se destacaram em categorias como "o mais limpo" e o com "check-in mais eficiente". "O objetivo é estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo", informou a secretaria.
O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, elogiou os aeroportos na abertura de cerimônia de entrega dos prêmios, em Brasília: "Os resultados são extremamente auspiciosos, não apenas para os vencedores de cada categoria, mas para o sistema como um todo. Oito dos 15 terminais avaliados mereceram de seus usuários notas acima de quatro, numa escala de um a cinco. Isto em um ano onde tivemos a Copa do Mundo.
Os aeroportos vencedores receberam um troféu e um certificado e podem usar a conquista nas publicidades interna e externa. Veja a lista dos premiados:
Aeroporto + Brasil: Aeroporto dos Guararapes, no Recife
Check-in mais eficiente: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Raio-X mais eficiente: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Aeroporto mais cordial: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Aeroporto mais confortável: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Restituição de bagagem mais eficiente: Aeroporto Santos Dumont, no Rio
Serviço público mais eficiente: Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte
Aeroporto com mais facilidades ao passageiro: Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba
Aeroporto mais limpo: Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.