O temporal que atingiu a Região Oeste de Santa Catarina na tarde desta segunda-feira causou estragos e deixou pelo menos dois mortos. A situação mais crítica é na cidade de Xanxerê, onde várias casas foram destelhadas por um vendaval que chegou a atingir 84 quilômetros por hora. Pelo menos 500 imóveis foram afetados. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar (PM) estão empenhados nesta noite para socorrer as vítimas. Um balanço deve ser divulgado pelas autoridades.
A força do vento destelhou várias casas. Alguns imóveis chegaram a desabar durante o temporal. Até mesmo estruturas de prédios ficaram danificadas em Xanxerê. De acordo com a Defesa Civil, a cidade registrou, por volta de 16h, rajadas de vento de 84 km/h. Os dados são da estação meteorológica do INMET, monitorada pela Epagri-Ciram.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o temporal atingiu a cidade por volta das 15h. Aproximadamente 40 % da cidade acabou tendo prejuízos por causa da chuva. Também foram registrados desabamentos, inclusive, do ginásio de uma escola. O número de feridos já chega a 60 pessoas, porém, ainda há várias ocorrências em andamento. Pelo menos sete bairros foram afetados pelos fortes ventos. A estimativa inicial é que 500 imóveis tenham sido afetados em pelo menos sete bairros. Imagens feitas pelo jornal TudosobreXanxerê mostram os estragos.
Os militares informaram que a cidade está sem luz, assim como outros três municípios vizinhos. Os ventos fortes derrubaram as torres de transmissão. Por causa da falta de energia, as autoridades temem a falta de combustível, pois as bombas dos postos não funcionam. Além disso, pedem a doação de mantimentos e água.
Em nota, a Defesa Civil do município informou que o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, determinou ações integradas de todos os órgãos do Estado no atendimento às vítimas. Segundo o documento, já foram contabilizadas duas mortes, uma confirmada e outra informada. O Coordenador Regional de Xanxerê, Luciano Peri, informou que várias pessoas foram levadas com ferimentos para unidades de saúde do município. Ainda não se tem um levantamento total de pessoas machucadas.
Veja o volume de chuva registrado na tarde desta segunda-feira em algumas cidades:
Araranguá: 63 mm
Palmitos: 58 mm
Balneário Gaivota: 56 mm
São João do Sul: 55 mm
Santa Rosa do Sul: 52 mm
Jacinto Machado: 51 mm
Sombrio: 48 mm
Praia Grande: 47 mm
Mondaí: 44 mm
Abdon Batista: 42 mm
Meleiro: 40 mm
São Joaquim: 39 mm
*Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina