Após a difícil aprovação em universidades estrangeiras de ponta, 26 estudantes enfrentam um novo desafio: conseguir dinheiro para a viagem. O grupo, de 13 cidades diferentes, lançou uma campanha na internet para recolher doações.
Leia Mais
IML entrega mortos errados para famílias em SPProfessores em greve que se acorrentaram na secretaria encerram protestoCasal é sequestrado e estudante morre ao ser baleada na cabeçaMineira vende churros em rodoviária de Brasília para pagar a faculdade de direitoO gosto pela ciência começou depois de participar de um projeto de pesquisa em que produziu um filtro de água para famílias pobres, feito de bagaço de cana e garrafa PET. "Tenho interesse em trabalhos que ajudem as pessoas", acrescenta.
Expandir fronteiras
Além do ensino de qualidade, a chance de ter colegas de várias nacionalidades atraiu Matheus Carioca para a Universidade British Columbia, no Canadá. "Lá, 20% dos alunos são estrangeiros, o que não existe no Brasil. Essa diversidade cultural é muito interessante", explica ele, também cearense, de 19 anos.
O receio de Carioca, que estudou em colégio particular com bolsa integral, é não arrecadar o suficiente até o começo do curso, em agosto. "Queria garantir ao menos o primeiro semestre com o dinheiro da campanha", conta o adolescente, que pediu cerca de R$ 35 mil. "Minha família também está tentando vender um imóvel e pretendo trabalhar quando chegar lá. Vamos fazer o que for preciso."