A falha técnica que atingiu o sistema de emissão de vistos e passaportes para os Estados Unidos e prejudicou pessoas no mundo todo após o dia 8 de junho ainda não tem previsão para ser solucionada. Em nota divulgada, o Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que as dificuldades continuam.
No texto, a embaixada declara que mais de 100 especialistas estão trabalhando no problema, mas não há previsão de que o sistema volte a funcionar antes de próxima semana. Os problemas originaram-se de uma falha num equipamento em uma das áreas do Departamento de Estado no dia 9 de junho.
Aqueles com entrevistas agendadas nos consulados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, dos dias 22 a 26 de junho, precisarão remarcá-las. O órgão irá entrar em contato com os solicitantes para acertar os detalhes do reagendamento.
No Facebook da Embaixada Norte-Americana no Brasil, vários internautas manifestaram seu descontentamento com a falha. “Estou com passagens compradas e hotel pago pra Recife para semana que vem. Meu agendamento está para o dia 26/06. Serei ressarcida destes valores? Anteriormente o problema só afetaria os dias 17 18 e 19/06, agora já afetará mais uma semana”, escreveu uma delas.