Jornal Estado de Minas

Comediante Tutuca morre aos 83 anos no Rio de Janeiro

O humorista Tutuca, responsável por personagens marcantes de A Praça É Nossa, do SBT, morreu na manhã de quinta-feira (3), aos 83 anos, no Rio de Janeiro. Usliver João Baptista Linhares, Tutuca, se recuperava de um AVC sofrido em 2014 e estava internado no Hospital Barra D’Or, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde deu entrada para tratamento de uma pneumonia.

A saúde do comediante estava debilitada após evolução do quadro com uma infecção generalizada. O velório será no próximo sábado (5), a partir das 9h, no Cemitério São Francisco Xavier, o Caju. A cremação acontecerá às 14h30.

Tutuca criou bordões que marcaram a Praça é Nossa. Na pele do faxineiro Clementino, interpretava um funcionário galanteador, mas tímido. Ao final de uma conversa com uma bela mulher, soltava a frase: "Ah, se ela me desse bola". Também criou os personagens Magnólio, do bordão 'meninos, eu vi', e marcou seus esquetes ao soltar o famoso 'xiiii...' em seu textos.

Começou a carreira nos anos 50 fazendo humor no rádio. Passou pelo Balança Mas Não Cai, Zorra Total e Sob Nova Direção.
No cinema, fez Os Normais, em 2003, e A Guerra dos Rocha, em 2008.

Na Globo, estreou no humorístico Riso Sinal Aberto (1966), participando do quadro Coral dos Bigodudos. Em 1968, integrou o elenco de Balança Mas Não Cai, programa que reeditou um dos maiores sucessos da Rádio Nacional, com quadros consagrados pelo público.

.