Jornal Estado de Minas

Turista atacado por tubarão é transferido para hospital particular


Depois de ser submetido a exames no Hospital da Restauração, o turista paranaense de 33 anos mordido por um tubarão no Arquipélago de Fernando de Noronha, na última segunda-feira, foi transferido para o Hospital Unimed. Seu estado de saúde é considerado estável e não há previsão de alta.

O turista, que não teve o nome divulgado, perdeu a mão e parte do antebraço direitos. O incidente aconteceu, no final da tarde, na Praia do Sueste, localizada no Parque Nacional Marinho. Após a mordida, a vítima foi levada para o Hospital São Lucas, única unidade de saúde da ilha, que nunca havia registrado incidentes do tipo.

Suspeita-se que a espécie envolvida no incidente seja um tubarão-tigre. Não há informações, por enquanto, sobre o que teria motivado o ataque - por exemplo, se o homem tentou interagir com o animal de alguma forma, ou foi atacado de surpresa. O Sueste é uma praia conhecida por suas águas rasas e tranquilas, que atraem um grande número de tartarugas marinhas, e por isso é um local muito procurado pelos turistas.

Acidentes com tubarões são extremamente raros em Fernando de Noronha (este talvez seja o primeiro ataque registrado), apesar do grande número de banhistas e mergulhadores que visitam a ilha regularmente. O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é uma espécie particularmente mais agressiva. (Com Agência Estado).