O espírito de solidariedade que invade as casas no Natal promoveu a união de duas paixões do aposentado de 71 anos José Antônio Ataíde Silva: ajudar ao próximo e cozinhar. Há oito anos, ele se veste de Papai Noel e faz a alegria de crianças que vão aos shoppings para ver o Bom Velhinho. Além disso, cozinha em eventos sociais que ele mesmo promove para ajudar as pessoas que precisam, como os pacientes do Hospital de Hemodiálise de Valparaíso de Goiás.
Leia Mais
Pessoas anônimas asssumem o papel de Papai Noel para manter o espírito de Natal Festa de Natal à moda sertaneja vai espantar tristeza em MarianaJustiça se esforça para punir com maior rigor casos de agressão a criançasCom a contribuição da casa maçônica da qual faz parte há 33 anos, Ataíde organizou, no mês passado, um almoço refinado para um grupo de pessoas carentes e ele próprio cozinhou.
Formado em administração, contabilidade, pedagogia e gastronomia, o Papai Noel multitarefa trabalhou a vida inteira como contador em hotéis de luxo. Foi nessa época que teve contato com refeições de alto padrão e desenvolveu o interesse pela culinária, talento que aprimorou durante um curso em Nova York.
Ataíde nasceu em Vila Formosa (MG), veio para Brasília em 1968, é casado há 42 anos e tem dois filhos. Nos momentos de relaxamento com a família, ele prefere adotar um estilo mais alternativo e viaja em dois trailers comprados há 30 anos. Com eles, já passou por diversos lugares no Brasil e em endereços no exterior.
Estrela de tevê
Apesar da timidez, ele estrelou diversas campanhas publicitárias no Distrito Federal, sempre vestido de Papai Noel. “A primeira vez que apareci na tevê foi por conta de um sobrinho publicitário que afirmou que eu tinha perfil para participar de campanhas natalinas. Com a insistência, eu topei fazer”, conta. Após o primeiro convite, ele decidiu continuar a encarnar o personagem.
No apartamento que mora, em Águas Claras, ele guarda diversos uniformes de Papai Noel que ganhou durante os anos.