O governo norte-coreano informou hoje (6) ter feito, com sucesso, o primeiro teste de hidrogênio, o que deu um passo significativo no desenvolvimento do seu programa nuclear. O Conselho de Segurança das Nações Unidas diz que o teste foi uma violação às suas resoluções e ameaçou impor sanções novas ao país.
Outros três testes nucleares já tinham sido feitos pela Coreia do Norte em 2006, 2009 e 2013, o que resultou em sanções da Organização das Nações Unidas (ONU). Várias resoluções da ONU proíbem o governo norte-coreano de desenvolver atividades nucleares ou ligadas à tecnologia de mísseis balísticos.
Na nota o governo brasileiro diz que conclama a Coreia do Norte a cumprir suas obrigações perante as Nações Unidas, a reintegrar-se o mais cedo possível ao Tratado de Não Proliferação Nuclear como estado não nuclearmente armado a assinar e ratificar o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.
O governo brasileiro quer ainda que a Coreia do Norte retorne às Negociações Hexapartites, com vistas à desnuclearização da Península Coreana e ao fortalecimento da paz e da segurança na região..