"Esta é uma questão que está sendo neste momento estudada. Nós estamos estudando juridicamente o que é cabível ser feito. O processo está em sigilo e, portanto, não vou tecer maiores considerações", afirmou. Nessa segunda, 11, Mercadante disse que a entrada do professor deveria ter sido bloqueada.
De acordo com a Revista Época, o físico Adlène Hicheur, de 39 anos, foi condenado a 5 anos de prisão na França sob a acusação de planejar atentados terroristas. Ele está radicado no Brasil há 3 anos, desde que obteve liberdade provisória. Especialista em partículas elementares e internacionalmente reconhecido, o professor dá aulas no instituto de física da UFRJ como professor visitante.
"Fui preso pela polícia francesa no fim de 2009 e a única justificativa de minha detenção foram minhas visitas aos chamados websites islâmicos subversivos. Fui privado da minha liberdade por dois anos apenas com base nisso.
Hicheur passou a ser investigado pela Polícia Federal brasileira depois de um episódio ocorrido em 2014 na mesquita em que ele frequentava, em Vila Isabel, no Rio. A investigação foi arquivada..