A agilidade de um controlador de voo conseguiu impedir a colisão de dois aviões que decolavam às 7h30 da manhã desta terça-feira, no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF).
Segundo a assessoria de imprensa da Aeronáutica, a instrução do perfil de decolagem que foi confirmada pelo piloto da aeronave da PF previa curva imediata à direita após a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem). Entretanto, o perfil executado pelo piloto contrariou a instrução recebida e a aeronave teve um deslocamento à esquerda, interferindo na decolagem da aeronave da Força Aérea Brasileira, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem. “O controlador de tráfego aéreo imediatamente tomou as providências para prover a separação necessária”, informou.
Ouça o diálogo entre controladores e pilotos no momento da decolagem
A Aeronáutica informou que conclusões preliminares indicam que a aeronave da PF, modelo B300 e com capacidade para oito pessoas, descumpriu a trajetória prevista e as instruções do controlador; e que a aeronave da FAB cumpriu o que era previsto e o que foi instruído. Informou, ainda, que o controlador de tráfego aéreo agiu prontamente para evitar problemas mais graves.
O Centro Comercial da Aeronáutica informou que não houve qualquer participação dos órgãos de tráfego aéreo na ocorrência envolvendo a decolagem de duas aeronaves.
O Estado de Minas teve acesso às conversas dos operadores da torre de comando e dos pilotos. "Controle Brasília, interrompa sua subida agora. A sua posição agora é de uma hora mesma altitude", informou a torre de controle. "Estou no visual mantendo separação aqui. A aeronave inciou curva à direita. A saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista a decolagem da onda esquerda com ligeiramente curva à direita não teria condições de cumprir essa saída aqui com essa aeronave decolando", informou um piloto. A torre de controle responde: "O senhor está correto 2582. Bravo, serra, índia, sua decolagem deveria ser com curva à direita a 4.100 pés. Suba agora para o nível 270".
Mais conversas foram gravadas:"Pois é. Operação simultânea requer muito cuidado", diz o alerta depois do susto. "Decolar da esquerda e virar para a direita, estando a pista da direita operando...