Com 28 votos contra e oito a favor, a sugestão apresentada pelo vereador Andrea Matarazzo, líder do PSDB e pré-candidato à Prefeitura pelo partido, foi negada pelo segundo ano consecutivo.
No mês passado, o Ministério Público Estadual apresentou uma ação de improbidade administrativa contra Haddad e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto (PT), em função da forma de contratação realizada pelo município para a instalação de 12,4 km de vias exclusivas entre o Parque do Ibirapuera, na zona sul, e a Ceagesp, na zona oeste.
Os promotores Marcelo Milani e Nelson Luís Sampaio de Andrade pedem a devolução de R$ 54,7 milhões aos cofres públicos. Segundo eles, a gestão Haddad deveria ter contratado a obra por meio de uma licitação, não ata de registro de preços, como realizado.
Segundo Haddad, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsável pela obra citada, tem "capacidade técnica" para tocar o programa de ciclovias da cidade. O município já foi notificado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a explicar a escolha da forma de contratação.
"Com tantas dúvidas sobre os altos custos das ciclovias, e as falhas de planejamento, seria importante trazer esse assunto para o debate da população", defendeu o vereador Ricardo Nunes (PMDB), único representante de outro partido, além do PSDB, a defender a CPI das ciclovias. Os demais apoiadores foram os tucanos Aurélio Nomura, Eduardo Tuma, Gilson Barreto, Mario Covas Neto, Patrícia Bezerra, Quito Formiga e Salomão Pereira.
Radares
A bancada de oposição à gestão Haddad ainda tentou emplacar uma CPI sobre a "indústria da multa" na capital, em referência ao alto número de radares em funcionamento, mas também foi derrotada nesta proposta e pelo mesmo placar. A CPI aprovada pelos vereadores, com apoio da oposição e situação, tratará sobre compensações ambientais.
O presidente da comissão será o vereador Ricardo Young, que se desfiliou do PPS para entrar na Rede, partido criado pela ex-senadora Marina Silva. "Queremos sistematizar as informações para criarmos uma nova legislação para a cidade", disse..