(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasileiro do Estado Islâmico planejou atentado contra franceses no Rio, diz relatório

Ataque ocorreria durante a Olimpíada em agosto no Rio de Janeiro. Informação consta de um relatório de oficiais de inteligência do governo francês divulgado nesta quarta-feira


postado em 13/07/2016 11:44 / atualizado em 13/07/2016 11:46

Um ataque contra a delegação da França durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontece em agosto no Rio de Janeiro, foi planejado por um membro brasileiro do grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A informação consta de um relatório de oficiais de inteligência do governo francês divulgado nesta quarta-feira.

A informação foi passada pelo chefe da Direção de Inteligência Militar (DRM), general Christophe Gomart, durante uma audiência em 26 de maio na Comissão Parlamentar de Luta contra o Terrorismo que investiga os atentados de 2015 na França. O relatório da audiência, porém, só foi divulgado nesta quarta-feira no site da Assembleia Nacional.


Em declarações aos parlamentares, Gomart conversou com o deputado Georges Fenech sobre um membro brasileiro do Estado Islâmico que estaria prestes a "cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos".

De acordo com o jornal Liberation, esta parte do diálogo não deveria ter sido incluída no relatório divulgado hoje e que só aparece no documento por um erro de transcrição. Isso porque o relatório, assim como Gomart, não dão informações sobre a identidade do brasileiro, nem sua localização – provavelmente ele estaria fora do Brasil e pode já estar detido.

Diversos analistas afirmam que os Jogos Olímpicos podem ser uma oportunidade para atentados terroristas.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elevou em abril o risco de ataque do Estado Islâmico durante as Olimpíadas, alegando que tem aumentado o número de cidadãos do país que se aliam ao grupo extremista. O ministro da Defesa do governo interino de Michel Temer, Raul Jungmann, também admitiu que o Estado Islâmico é uma preocupação.

Em 13 de novembro de 2015, o grupo terrorista cometeu uma série de atentados em Paris, que provocaram a morte de 130 pessoas. O episódio é considerado um dos mais sangrentos da história recente da França.

Segurança


Na última terça-feira, 5, a Força Nacional de Segurança assumiu oficialmente a segurança das instalações olímpicas. Na quarta, 6, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou que a cidade receberia mais três mil militares para reforçar a operação de segurança durante a Olimpíada.

Na ocasião, o ministro informou que o Brasil está em contato com agências de inteligência de mais de 90 países e que tem condições de identificar suspeitos que tentem entrar no país para cometer atentados terroristas ou outros crimes. "Nenhuma dessas agência nos passou informe de ameaças", disse o ministro que também afirmou que a Aeronáutica está autorizada a derrubar aeronaves que entrem no perímetro de segurança de 5 milhas de distância das instalações olímpicas.

O efetivo das Forças Armadas em atuação no Rio chegará a 21 mil militares, sendo que seis mil já estavam na cidade na última semana. Outros 20 mil homens serão encarregados da segurança nas cinco capitais que receberão os jogos de futebol da Olimpíada: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo.

Os Jogos Olímpicos do Rio serão realizados entre 3 e 21 de agosto. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)