Leia Mais
Investigação da PF sobre terrorismo no Brasil envolve até ONGPrisão de suspeitos de terrorismo no Brasil ganha repercussão internacional Polícia Federal prende suspeitos de planejar atos terroristas na Olimpíada do RioIda da Força Nacional para o Rio afeta segurança em EstadosSuspeito de planejar ataque terrorista na Olimpíada se entrega à polícia Presos em operação antiterror estão em presídio federal de Campo GrandeToda a segurança do evento ficará a cargo do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que envolvem a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Exército. Uma sala de monitoramento de todas as áreas envolvidas – Mineirão, centros de treinamento (CTs), hotéis onde as delegações ficarão hospedados e os dois aeroportos da Grande BH –, foi montada em um local seguro e secreto.
“O trabalho de preparação tem como base o que foi feito para a Copa do Mundo, em que, felizmente, não tivemos qualquer incidente. E tudo isso vem sendo feito desde janeiro de 2015. Foi quando começamos a trabalhar a Olimpíada. Foi criado um batalhão olímpico, que consiste em levar todos os policiais que estão na Academia de Polícia Militar para as ruas, o que significa um reforço de 2.500 homens. Além disso, o pessoal da área administrativa também estará nas ruas”, diz o coronel Lino.
Existe ainda, segundo ele, um plano para o policiamento no interior.
E como parte do plano da PMMG, está incluído o cidadão, que, segundo o coronel Lino, será de grande importância. “Qualquer movimentação estranha, que fuja à rotina, pode e deve ser denunciada pela comunidade. Investigaremos cada denúncia que chegar. Basta o cidadão ligar para o 190. A comunidade é nossa parceira.”
ATENÇÃO REDOBRADA Alguns dos jogos chamam a atenção da segurança dos Jogos em BH, como por exemplo o fato de França e Estados Unidos, países que são alvos dos terroristas, jogarem no Mineirão. Em 3 de agosto, jogam EUA x Nova Zelândia e França x Colômbia, e no dia 6, EUA x França, todas as partidas pelo torneio feminino de futebol.
Como funciona o esquema
São 12 oficinas temáticas:
» Inteligência
» Revezamento da tocha
» Vistoria e contramedidas
» Operações especializadas
» Pré-jogo
» Defesa Civil
» Polícia Judiciária
» Seguranças das instalações
» Comunicação Social
» Segurança VIP
» Mobilidade
» C-4 (Coordenação, Comando, Controle e Comunicação) .