São Paulo - O laudo divulgado pelo Instituto Médico-sLegal de Aracaju apontou que o ator Domingos Montagner morreu por asfixia mecânica por afogamento. O diretor do IML, José Aparecido Batista Cardoso, informou que o corpo tinha diversos ferimentos superficiais na região do tórax devido ao contato com pedaços de madeiras e pedras. “Foi encontrada uma grande quantidade de água entre o pulmão e traqueia. Foi um acidente”, afirmou. A declaração de óbito foi assinada e o corpo liberado na madrugada de ontem.
Leia Mais
Após morte de ator, bombeiros alertam para riscos de nadar em rios e lagoasSecretário de Turismo é denunciado por morte de MontagnerLogo depois do almoço, na quinta-feira, Domingos Montagner, de 54 anos, mergulhou no Rio São Francisco com sua colega de elenco Camila Pitanga. Eles haviam terminado de gravar uma cena da novela Velho Chico. O lugar é a paradisíaca Canindé, na divisa entre Sergipe e Alagoas. Os dois nadaram até um rochedo, a cerca de 300 metros da margem. Camila chegou ofegante.
Camila Pitanga descreveu o acidente para a polícia. Segundo ela, os dois foram até uma pedra e mergulharam no rio. Em seguida, ela percebeu que havia muita correnteza e avisou Montagner. Eles nadaram de volta para a pedra, Camila chegou primeiro e tentou duas vezes segurar na mão do ator, mas a correnteza o levou. Segundo o delegado Antônio Francisco Filho, os atores queriam mergulhar em um local mais tranquilo.
HOMENAGENS Em mensagem publicada no perfil do ator no Facebook ontem, a família de Montagner agradeceu “as manifestações de carinho, apoio e solidariedade que tem recebido de todos e busca reunir a força necessária para atravessar - com serenidade e discrição - este momento difícil, íntimo e delicado ao lado dos amigos e familiares”.
O ator paulistano começou sua carreira artística no teatro e em circos. Participou de 13 programas de televisão, entre novela se séries, e fez também nove filmes. Em 1997, formou o Grupo La Mínima, com Fernando Sampaio. Recebeu o Prêmio Shell de melhor ator com A noite dos palhaços mudos, de 2008. Em 2003, criou o Circo Zanni, do qual foi diretor artístico.
Durante entrevista a Ana Maria Braga no programa Mais você, da Rede Globo, no último dia 7, Domingos Montagner descreveu as cenas da novela no Rio São Francisco. “Quando você chega no primeiro dia de gravação e dá um mergulho, está batizado para o resto da vida.