Bebê caminha ao nascer e vídeo viraliza na internet

Imagem impressiona mas é comum, dizem especialistas, e faz parte dos reflexos que recém-nascidos apresentam quando sistema nervoso está em bom funcionamento

Benny Cohen


Parece milagre, mas não é.

Um vídeo que está bombando nas redes sociais mostra um bebê brasileiro caminhando, logo depois de nascer.

A imagem mostra a criancinha apoiada pelas axilas nos braços de uma enfermeira, dando passos à frente e surpreendendo a todos que estão na sala de parto: "Gente, ele tá andando! Acabou de nascer...", espanta-se a mulher que grava a cena.
"Ju, vem ver, Ju, que gracinha!"

A enfermeira mostra a cama e aponta: "Ela andou daqui até aqui", indicando um espaço de cerca de 1 metro.

"Misericórdia... Eu banhando ela aqui e ela se levantando", conta uma terceira pessoa, que não aparece no vídeo.

Reflexos primitivos


Mas, apesar de toda a empolgação dos que presenciaram o fato, isso é mais comum do que pensa. Chama-se marcha reflexa, integra a lista dos reflexos primitivos dos bebês, desaparece nas primeiras semanas de vida e faz parte dos testes que o pediatra faz com a criança em até sete dias depois do nascimento para checar o bom funcionamento do sistema nervoso.

Saiba quais são outros reflexos comuns, além da marcha reflexa:

 - Reflexo de Moro: espasmos em que o bebê estica o pesçoço e estende os braços, parecendo tomar um susto, e depois chora. Desaparece nos primeiros meses de vida.

- Perioral e sucção: reflexo de sobrevivência que aparece nos bebês mesmo antes do nascimento e ocorre quando os lábios são tocados por alguma coisa. Ainda na barriga da mãe, já se pode ver, pelo ultrassom, o feto chupando os dedos.

- Voracidade: o bebê vira o rosto ao ser tocado em alguma região ao redor da boca, como a bochecha, por exemplo, como se estivesse procurando para mamar. É também conhecido como reflexo dos pontos cardeais e some depois de três a quatro meses.


- Preensão: o bebê aperta os dedos das mãos e dos pés, tentando "prender" quem o toca nessas partes. E aumenta a força se quem tocou tenta tirar o dedo.

- Fuga à asfixia: colocado com a face virada para o colchão, o bebê conseque virar o rosto rapidamente para liberar o nariz e respirar.

- Reflexo de Babinski:  o bebê estende o dedão do pé e os outros dedos se separam quando recebe um estímulo tátil suave mas firme na planta do pé.

- Reflexo tônico do pescoço: quando a cabeça do recém-nascido, deitado de barriga para cima, é girada para um lado, o braço desse mesmo lado se distancia do corpo com a mão um pouco aberta. O outro braço flexiona e a mão fica fechada. É também chamado de reflexo do esgrimista.

- Reflexo de Galant: ao ter o corpo tocado em um dos lados, com a o bebê deitado de barriga para baixo, ele se curva para o lado estimulado.

- Reflexo de escalar: ao segurar um bebê pelas axilas, com as pernas suspensas, e deixá-lo tocar com o pé uma superfície (de uma mesa ou do chão, por exemplo), ele suspende o pé e flexiona o joelho, como se quisesse "subir".

- Reflexo dos Olhos de boneco: se a cabeça do bebê for rodada de um lado para o outro, ele abre os olhos.

 

Fonte: babycenter e Paisefilhos

.