Rio de Janeiro, 17 - Um policial militar foi morto na manhã desta segunda-feira, 17, na Mangueira, zona norte do Rio. Segundo o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do local, dois PMs foram atacados a tiros por criminosos durante a troca de serviço na base avançada do Telégrafo, por volta das 8 horas.
Houve confronto, e os dois policiais ficaram feridos. Eles foram socorridos no Hospital Quinta D'or, em São Cristóvão, mas o cabo Bruno dos Santos Leonardo, de 29 anos, atingido na cabeça, não resistiu. Ele estava na corporação havia seis anos, era casado e deixa uma filha. O outro policial foi ferido na perna e passa por exames.
Segundo a Polícia Militar, o policiamento na comunidade está reforçado pelo Comando de Operações Especiais (COE), batalhões da região e por outras UPPs.
Com Leonardo, sobe para 88 o número de PMs mortos neste ano. Deste total, 18 foram mortos em serviço, 53 de folga, e 17 eram reformados. Já os PMs feridos são 290 neste ano - 206 estavam trabalhando.
Na noite de sexta-feira, 14, um PM foi morto ao reagir a um assalto no bairro do Grajaú, zona norte do Rio. Segundo informações da Polícia Civil, o PM Cleber de Castro Xavier Junior, de 28 anos, foi atingido durante uma troca de tiros com dois criminosos que estavam em uma motocicleta.
(Constança Rezende).