A Casa da Moeda do Brasil (CMB) informou o recebimento, na tarde da sexta-feira, 21, dos arquivos com os dados pessoais dos solicitantes para a normalização da personalização das cadernetas de passaporte, ou seja, a impressão das informações pessoais, retomando a produção. Segundo a CBM, cerca de 175 mil passaportes pendentes, devido à suspensão da emissão do documento por falta de recursos financeiros.
Leia Mais
Normalização de emissão de passaportes pode demorar até 5 semanas, diz Casa da Moeda PF vai retomar emissão de passaportes o ''mais breve possível'' e por ordem cronológica Suspensão de passaportes afeta cerca de 10 mil pessoas por dia, diz PFÀs vésperas das férias, Polícia Federal suspende emissão de passaportes por falta de verbaCongresso aprova verba extra para emissão de passaportesDe acordo com a Polícia Federal (PF), os pedidos que foram acumulados durante o período de suspensão do serviço serão atendidos por ordem cronológica conforme as solicitações. “A Polícia Federal trabalhará em parceria com a Casa da Moeda para que haja normalização da emissão de passaportes o mais rápido possível”, diz nota da PF.
A Casa da Moeda estima que em até cinco semanas o serviço esteja regularizado, zerando a fila de espera.
O serviço estava suspenso desde 27 de julho após a PF anunciar que não tinha recursos financeiros para continuar emitindo o documento. No último dia 21, o Ministério da Justiça enviou uma verba extra de R$ 102 milhões para a regularização da expedição de passaportes.
(Com informações das agências Estado e Brasil)
.