Vivemos uma era de Benícios, Cauãs, Sofias e Valentinas? Sim e não. Isso, porque segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os nomes citados acima estão na moda, mas os preferidos dos brasileiros ainda são Maria e José. Existem hoje no país 11,7 milhões de Maria e 5,7 milhões de José, porém o auge deles passou faz tempo. Quem confirma isso é uma ferramenta lançada pelo próprio IBGE, a "Nomes no Brasil".
Leia Mais
IBGE: País perde 1,003 milhão de vagas com carteira assinada no período de um anoPopulação desempregada soma 13,326 milhões de pessoas, revela IBGEIBGE: queda na alimentação do domicílio tem impacto da safra e da demanda fracaMais uma vez, Miguel e Alice são os nomes mais registrados do anoLista de chamada com sete 'Enzos' viraliza e vira meme na internetNo caso de Valentina, por exemplo, existiam apenas 389 pessoas com este nome antes de 1930 no Brasil.
Nomes como Ana ou Anna, Ian ou Yan, Luis ou Luiz, entre outros, foram considerados isoladamente, com a grafia original da coleta. Também não foram previstos sinais como acentos, cedilha, trema e til (por isso os nomes citados estão sem esses acentos). Apenas os nomes cuja frequência é igual ou maior a 20 em todo o Brasil foram contabilizados. Para saber mais sobre a pesquisa, acesse o site do IBGE..