Jornal Estado de Minas

Tentativa de assalto a banco dentro do Ceasa deixa duas pessoas feridas


O plano dos assaltantes à agência Santander, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), na BR-101, poderia parecer perfeito à primeira vista para eles. Após aguardar o fim do expediente bancário, quatro homens armados chegaram à agencia em um Voyage. Vestidos com camisetas pretas e emblemas da Polícia Civil, eles se passaram por policiais civis e não tiveram dificuldades em entrar no banco após o expediente. Fortemente armados, eles anunciaram o assalto, mas não contavam com a forte reação dos vigilantes da Ceasa. O núcleo de segurança da unidade foi acionado eletronicamente de dentro da agência.

Também foram alertados os policiais militares do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que tem um posto dentro da Ceasa, que por sua vez acionou o Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) do 18º BPM). Policiais civis que estavam no local também entraram para dar apoio. Antes dos assaltantes conseguirem sair a agência já estava cercada. Eles usaram três funcionários do banco como escudos, dois homens e uma mulher.

Os três foram obrigados a entrar no voyage juntos com os quatro assaltantes.

Em um dos vídeos das câmeras de segurança é possivel ouvir, os policiais mandando os assaltantes baixarem as armas. Instantes depois ocorre o primeiro disparo e eles saem no Voyage em alta velocidade pelo estacionamento da Ceasa. Uma saraivada de tiros dos dois lados em pleno estacionamento dura poucos minutos. Ao encontrarem o portão fechado, eles retornam para buscar outra saída e continuaram atirando. Foi nesse momento, que um dos vigilantes da Ceasa levou um tiro na cabeça. Gabriel Silva, que tem cerca de 40 anos, segundo o chefe de segurança da Ceasa, Leonardo Germano, foi socorrido e levado para o Hospital da Restauração, onde foi submetido à uma cirgurgia.

O carro usado na fuga com placa clonada foi interceptado no portão de saída pelos policiais de Gati. Um dos assaltantes, que estava no banco da frente no lado do passageiro foi baleado e socorrido por uma ambulância do Samu.
Outros dois assaltantes foram presos e um conseguiu escapar em uma moto. Depois abandonou a moto e seguiu a pé pelo Campo do Arroz. Os policiais continuaram a perseguição e tiveram ajuda até do helicóptero da Secretaria de Defesa de Social (SDS).

Os policiais conseguiram recuperar R$ 137.242,00 e apreenderam duas pistolas (sendo uma 4.0 e outra 380), dois revólveres calibre 38, três coletes balísticos, um uniforme da Polícia Civil, um gorro do estilo ninja, além de cinco sacos para guardar o dinheiro. Os três reféns foram liberados pelos bandidos quando eles encontraram o portão fechado. “Os reféns não tiveram nenhum ferimento, só o susto”, contou Leonardo Germano. Apesar do tiroteio, apenas um carro que estava estacionado em frente à agencia teve os vidros traseiros atingidos por
disparos. O carro usado pelos assaltantes foi levado para o Depatamento de Patrimônio (Depatri) para ser periciado. O veículo teve os pneus furados a bala para interromper a fuga.

A Ceasa dispõe de 130 vigilantes para atender a unidade e no mês de dezembro há um reforço de mais 60 homens.
“Os ladrões estão muito ousados vamos precisar ter que ficar mais atentos ainda”, contou..