A possibilidade de um desastre no viaduto na DF 002 sobre o retorno da Galeria dos Estados não era uma novidade para o poder público. O alerta da precariedade da construção foi dado em 2011 pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e em várias matéria publicadas no Correio. A auditoria do órgão de controle - feita em 2011 e publicada 2012 -apontava que o local precisava de reparos e manutenção urgentes. Sete anos depois, nada foi feito e o resultado foi o desabamento registrado na manhã desta terça-feira (6/2).
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Viaduto na Galeria dos Estados não recebeu manutenção, admite RollembergParte de viaduto desaba no Eixão Sul em BrasíliaVeja imagens do desabamento do viaduto em BrasíliaParte de viaduto no Eixão Sul desaba em BrasíliaApós desabamento, viadutos de Brasília passam por vistoriasTrecho do Eixão onde viaduto desabou ficará interditado até 19 de fevereiroA Ponte do Bragueto no Lago Norte, o viaduto no Eixo L entre as quadras 203/204 Sul, o viaduto do Eixo L entre as quadras 215/216 Sul também correm riscos, conforme apontou o relatório.
Em 2010, o Correio ouviu especialistas e a fim de identificar patologias nas estruturas dos viadutos do Plano Piloto, à época, com 50 anos. Corrosão das ferragens, deterioração do concreto e deficiências nas fundações foram constatado. Para os especialistas ouvidos na época, em alguns casos, as reformas eram urgentes. Na época, a Novacap garantiu que a inspeção era feita com frequência e que nenhum viaduto corria o risco de cair. O GDF ainda previu um investimento de R$ 30 milhões na reforma de seis deles.
Buraco do Tatu merece cuidados
Na reportagem de 2010, o Correio lembrava que o Buraco do Tatu havia dado o primeiro sinal de saturação quatro anos antes, em 2006. Parte do asfalto havia cedido e uma cratera surgido na pista. Desde então, especialistas se mantiveram preocupados com a situação dos viadutos da capital. Ao falar na segunda-feira (5/2) com o Correio, por conta do desabamento da garagem de um bloco na SQN 210, o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), Wilson Lang, afirmou: "O viaduto que pega o Eixão e Eixo L, o chamado ‘Buraco do Tatu’, foi construído junto com Brasília e há diversos relatórios que alertam sobre aquela estrutura", comentou.
Veja o local onde ocorreu o desabamento:
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Veja o local onde ocorreu o desabamento: