São Paulo, 11 - Nem só de folia vive o carnaval. Sempre associada ao ócio, a festa cresce como um bom período para o empreendedorismo. Impulsionado pelo crescimento dos blocos e pela montagem de seus frequentadores, um mercado informal de marcas de adereços surgiu principalmente em grupos de Facebook e páginas do Instagram.
No início do ano, a arquiteta Karen Prado e a publicitária Natalia Brito criaram quase que na brincadeira a MonyloPhyta (instagram.com/monilo.phyta/). Fãs de blocos, as duas amigas pensaram, durante uma viagem de ano-novo, primeiramente em fazer adereços de cabeça e brincos para si mesmas. Depois que fizemos algumas peças, divulgamos em um grupo de Facebook de moradores de Santa Cecília (região central de São Paulo) e vimos que logo muita gente ficou interessada, explica Karen.
Para ela, a grande concentração de bloquinhos que sai no bairro pode ter sido um dos fatores que impulsionaram as vendas. Girassóis, margaridas, gérberas e outras flores estão nos adereços da MonyloPhyta (nome científico da samambaia).
Apesar do sucesso da empreitada, a dupla ainda não sabe se a marca sobreviverá depois da Quarta-feira de Cinzas. Tudo é muito lúdico e bem carnavalesco. Teríamos de pensar em peças de outro tipo, diz Karen.
Vai Malandra
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Especialista em lettering - que é a arte da caligrafia artística - Natany também vê na data uma forma de ganhar clientes fixos. É legal porque o carnaval me trouxe clientes que duram para o ano todo. As pessoas acabam conhecendo o meu trabalho e me chamam para outras coisas, explica.
Para dar conta da demanda, a artista conta com a ajuda das irmãs tanto para elaboração das frases das tatuagens quanto para a logística de distribuição. Naomy, a mais nova, costuma levar cartelas ao blocos de Belo Horizonte, onde mora, enquanto Mayara e Natany se dividem nas entregas pelo correio e em catracas de estações do metrô.
Quem usa os bodies criados por Graciela Martins e Mariana Aretz não faz a linha discreta.
Pela preocupação em manter o espírito democrático das ruas, as duas fizeram questão de produzir peças em tamanho extragrande. Temos muita procura e é um mercado que é deixado de lado, afirmam.
Para elas, a popularização do carnaval de rua em São Paulo faz as tendências ganharem força já durante o ano. As pessoas estão com muito mais liberdade para sair quase sem roupa nos blocos e isso se estende. Agora dá para usar o body e ir para a balada, explicam. Justamente por isso, a ideia é que o negócio perdure. A gente sabe que a demanda nunca será igual à que temos agora, mas nós estamos na esperança de que aconteça. As informações são do jornal O Estado de S.
(Marcela Paes).