Uma das principais hipóteses para a onda de violência é que facções criminosas querem intimidar o governo cearense para impedir a instalação de bloqueadores de celular em presídios do Estado.
Leia Mais
Chacina deixa cinco adolescentes mortos em Maricá, no Rio de JaneiroPapa critica silenciamento de vozes dissonantes e pede que jovens se manifestemCinco adolescentes são mortos a tiros em MaricáSenado começa a debater o Estatuto da Diversidade Sexual e de GêneroOs bandidos também atearam fogo em prédios públicos. As sedes das Secretarias Executivas Regionais 3 e 4 foram atingidas por bombas caseiras (de coquetel molotov). O prédio do Juizado Especial Cível e Criminal, no bairro Itaperi, foi atacado a tiros de madrugada. Duas antenas de telefonia foram danificadas no bairro Jardim Iracema e na Avenida Maestro Lisboa, no bairro José de Alencar.
No interior, aconteceram ataques em Cascavel, Caucaia e Sobral.
Histórico
No dia 10 de março, três ataques deixaram sete mortos e quatro feridos em diferentes pontos do bairro Benfica, de Fortaleza. Segundo investigações iniciais, os possíveis motivos seriam tráfico de droga e conflito entre torcidas organizadas. Ainda em março, três mulheres foram torturadas, mortas e decapitadas na cidade.
Também neste ano, em janeiro, uma chacina deixou 14 mortos e 18 feridos na capital cearense. Segundo a mãe de uma das vítimas, o ataque já era anunciado desde o ano passado.
(Carmen Pompeu, especial para AE).