Uma funcionária do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, foi atacada e morta a facadas no início da tarde desta quarta-feira, 13. O autor do crime é um ex-cônjuge com que conviveu por nove anos e de quem havia se separado recentemente, segundo a polícia.
Jeferson Soares Tavares de Castro, de 31 anos, chegou por volta das 12h45 a uma das unidades do hospital, localizado na zona oeste, e golpeou a auxiliar de limpeza Taila Pimenta de Lima, de 26 anos, com facadas sucessivas vezes. Testemunhas relatam que os golpes foram desferidos na frente de várias pessoas. A vítima morreu no local, em uma das ruas do complexo, e o agressor foi preso em flagrante por policiais militares que passavam no momento do ataque.
Castro foi levado ao 14º Distrito Policial (Pinheiros), onde o caso foi registrado.
À polícia, o homem disse que ficou sabendo por terceiros que a ex-mulher estava tendo uma relação extraconjugal. O casal estava separado havia poucas semanas, após nove anos de relacionamento, do qual nasceu um filho, atualmente com 7 anos. Em depoimento, Castro afirmou aos policiais ter agido por ciúmes quando desferiu oito golpes de faca na vítima.
Motivo fútil
O caso foi registrado pela Polícia Civil como homicídio triplamente qualificado, em razão de motivo fútil, da impossibilidade de defesa da vítima e por sua condição de mulher (feminicídio).
Castro permanece detido no 14° DP e será apresentado hoje em audiência de custódia. Na ocasião, a Justiça decidirá se ele responderá preso ou em liberdade ao processo.
(Marco Antônio Carvalho).