Um incêndio de proporções ainda incalculáveis atingiu, no começo da noite deste domingo (2), o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona Norte da capital fluminense. O prédio histórico de dois séculos foi residência da família real brasileira e tem um dos acervos mais importantes do país – são cerca de 20 milhões de peças.
Leia Mais
Incêndio de grandes proporções atinge edificação em GuarulhosIncêndio destrói 17 moradias e deixa 42 desabrigados em CubatãoIncêndio destrói sede de prefeitura no interior de SPIncêndio no Museu NacionalMinistro da Educação imita ''Cantando na Chuva'' para dizer que ''está chovendo fake news''Pimentel acusa PSDB pelo incêndio do Museu Nacional; Anastasia diz que declaração é para 'rir'Rescaldo no museu Nacional levará mais de dois dias, diz Corpo de BombeirosPesquisadores de museologia pedem colaboração para resgate de acervoIncêndio no Museu Nacional foi controlado por volta das 3h da manhãTristeza e descrença predominam entre quem acompanha incêndio no museuVeja alguns dos 20 milhões de itens que o Museu Nacional guardavaTemer diz que incêndio provocou perda 'incalculável'Mais antigo fóssil humano do país, encontrado em Minas, está no Museu Nacional, no RioQuando o fogo começou, a visitação ao museu já havia sido encerrada e estavam no prédio quatro vigilantes, que não se feriram. Entre os funcionários que, em prantos, acompanhavam o incêndio estava o bibliotecário Edson Vargas da Silva, de 61 anos, que trabalha há 43 anos no museu. "Tem muito papel, o assoalho de madeira, muita coisa que queima muito rápido.
Uma parte do acervo não fica nesse prédio, então está preservado. Mas o que havia em exposição aparentemente foi todo consumido. O Zoológico do Rio de Janeiro fica bem próximo do Museu Nacional, mas não foi atingido.
Por meio das redes sociais, várias pessoas lamentaram a situação. “Meu Deus, que horror estamos vivendo ... O Museu Nacional consumido pelo fogo.
História
Mais antiga instituição histórica do país, o Museu Nacional do Rio foi fundado por D.João VI, em 1818. É vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com perfil acadêmico e científico. Tem nota elevada por reunir pesquisas raras, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias.O local foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso de museu, em 1892.
O Museu Nacional do Rio oferece cursos de extensão e pós-graduação em várias áreas de conhecimento. Para esta semana, era esperado um debate sobre a independência do país. No próximo mês, estava previsto o IV Simpósio Brasileiro de Paleontoinvertebrados no local..