O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou que o incêndio de grandes proporções que destruiu o Museu Nacional, na zona norte do Rio, na noite deste domingo, 2, é uma "tragédia incomensurável". Ele afirmou que há duas possibilidades sobre as causas do incêndio em investigação: o fogo pode ter sido causado por um balão ou por um curto-circuito.
Leia Mais
Imagens mostram acervo consumido pelo incêndio no Museu Nacional Incêndio no Museu NacionalReitor da UFRJ e diretor do Museu Nacional responsabilizam governo federalRescaldo no museu Nacional levará mais de dois dias, diz Corpo de BombeirosIncêndio no Museu Nacional foi controlado por volta das 3h da manhãMinistro da Educação admite responsabilidade do governo federal em incêndioVídeo de visita mediada ao museu revela peças consumidas pelo incêndio:
O ministro afirmou ainda ser fundamental uma apuração rigorosa em relação às causas do incêndio. Segundo Leitão, parte do acervo que estava fora do Palácio foi preservada. Técnicos estão estimando o que foi possível recuperar.
"É preciso dizer que uma parte do Museu que fica no Horto como a botânica, biblioteca central que tem cerca de 500 mil volumes, parte da coleção de arqueologia e uma parte de coleção de vertebrados foram preservados", explicou Leitão..