O ministro da Educação, Rossieli Soares, admitiu que o governo tem responsabilidade sobre o incêndio de grandes proporções que atingiu o Museu Nacional, no Rio. "A responsabilidade existe, é histórica e entendemos que agora é o momento da reconstrução, com todo mundo", disse. Questionado se seria correto atribuir parte da responsabilidade às gestões anteriores, ele emendou: "A responsabilidade é do governo federal, é da universidade federal, mas não é exclusiva de agora."
Leia Mais
Funcionários entraram no meio das chamas para salvar parte do acervoPlanalto anuncia rede de apoio econômico para reconstruir Museu NacionalFogo no Museu pode ter sido causado por balão ou curto-circuito, diz ministro'Destruição do Museu é tragédia incomensurável', afirma ministro da CulturaRescaldo no museu Nacional levará mais de dois dias, diz Corpo de BombeirosArtistas lamentam incêndio no Museu Nacional do Rio de JaneiroQueda nos repasses foi problema constante para Museu Nacional do Rio Defesa Civil vê risco de desabamento e mantém Museu Nacional interditadoRossieli Soares garantiu que a reconstrução do prédio será uma das prioridades do governo, mas disse não haver ainda estimativa de qual o valor que será necessário. "A obra é complexa, não é de execução rápida. Não se pode fazer de qualquer jeito.
Orçamento.
O titular do MEC disse que o ministério iniciou na manhã de hoje negociações com o relator setorial do Orçamento Luciano Ducci (PSB-PR) para providenciar recursos necessários à reconstrução do Museu Nacional. "Vamos apoiar a universidade na recuperação do museu", disse o ministro. Ele, no entanto, afirmou não ser possível falar em números neste momento, mas já sinalizou com a esperança de contar com "parceiros para ajudar nesse momento". Rossieli argumentou ser necessária a realização de um projeto executivo, que deverá definir o que precisa ser feito e, então, o quanto será necessário.
As investigações sobre as causas do incêndio ficarão sob responsabilidade da Polícia Federal.