Duas trabalhadoras foram vistas em frente a um shopping de Brasília pintadas de preto para anunciar promoções de Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (23/11). A ação foi filmada pela estudante de dança Djully Ferreira, de 25 anos, entre as 10h e o início da tarde desta quinta. Ela denunciou a campanha em sua rede social como "publicidade racista". Uma das trabalhadores disse que se sentiu constrangida com comentários de pessoas que passavam na rua.
Leia Mais
2/3 dos paulistanos percebem situações de racismo e discriminação em shoppingsAluna é alvo de pichações racistas em banheiro da UFSCarEstudante negra recebe bananas em escola e denuncia racismoCampanha tenta salvar vida de modelo brasileira hospitalizada nas FilipinasLuane se sentiu constrangida com alguns comentários de pessoas que passavam pela rua. "Um rapaz passou e falou que meu rosto estava preto de forma irônica", reclamou. Ela disse que a frequência de pessoas que passavam pelo local e reclamavam da ação foram aumentando com o passar das horas. "Não foi só uma. Até uma gerente de uma loja do shopping passou e disse que não concordava com a campanha, que era racista", contou.
Quatro mulheres tinham sido contratadas para a ação, prevista para durar 10 horas. Porém, com a repercussão negativa, a ação acabou por volta das 15h. A assessoria de imprensa do shopping não respondeu aos questionamentos da reportagem até a última atualização desta reportagem.
*Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca.