Confirmando anúncio feito no início do mês, o presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (25) decreto que acaba com o horário de verão. Medida foi tomada durante solenidade no Palácio do Planalto, que reuniu autoridades como o vice-presidente Hamilton Mourão, o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Leia Mais
Maioria dos brasileiros aprova fim do horário de verão, aponta pesquisaGoverno anuncia fim do horário de verãoCriado com a finalidade de economizar energia e aproveitar o maior período de luz solar durante os meses mais quentes do ano - quando os dias também são mais longos - a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931 e adotada em caráter permanente a partir de 2008.
De acordo com Bolsonaro, a decisão de acabar com a medida foi tomada após estudos do Ministério de Minas e Energia mostrarem não ter havido queda no consumo de energia nos últimos anos.
Em 2008, ficou definido que o horário de verão começaria no primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional.