Uma nova regra para o uso do patinete elétrico aprovada nesta quinta-feira, 13, no Rio de Janeiro, pode dificultar o uso do equipamento. O projeto de lei obriga o usuário de patinete que não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a fazer uma prova online do departamento estadual de trânsito (Detran).
A proposta prevê que o usuário do patinete elétrico terá que demonstrar que tem conhecimentos básicos das regras de trânsito. O projeto, que será enviado para a sanção do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também proíbe o uso dos patinetes em vias expressas, estradas e rodovias.
Em BH - A BHTrans também deve publicar um projeto a ser submetido a consulta pública antes de virar decreto para regularizar o uso do equipamento. O objetivo é primeiro receber sugestões da sociedade, para depois providenciar a regulamentação efetiva. Mas o presidente da BHTrans, Célio Freitas, já adianta que itens como uso de capacete e a circulação nas calçadas precisam ser debatidos em conjunto com outras regras, como velocidade e região da cidade em que o patinete deve ser liberado.