Jornal Estado de Minas

Manchas de óleo atingem Maragogi, no litoral norte de Alagoas

- Foto: Mara MottaNesta quinta-feira as manchas de óleo que estão afetando o litoral do Nordeste chegaram à cidade turística de Maragogi, norte de Alagoas. A cidade é conhecida por possuir o maior conjunto de piscinas naturais do estado e ser considerada umas das praias mais paradisíacas de todo o Nordeste.

Durante todo o dia, nativos, turistas e biólogos fizeram um mutirão de limpeza para retirar o óleo que chegou até a praia. De acordo com Simone Motta, professora mineira que estava de férias na cidade, não foi possível aproveitar o dia na praia. “Não pude aproveitar o mar hoje, mas pedi luvas para ajudar a retirar o óleo”, declarou.

Em conversa com o Estado de Minas, Simone disse que os peixes estavam agitados. “Quando vi, tinha um monte de peixe perto de mim”, disse. “Um rapaz, inclusive, pediu para eu tomar cuidado, porque o peixe estava mordendo”, disse.  


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou a Região de Preservação (APA) das Costas dos Corais, que fica localizada no litoral Norte de Alagoas, para conferir a dimensão do desastre ambiental provocado pelas manchas de petróleo cru.

Maragogi já entrou no relatório do Ibama, que aponta que 23 locais de 12 municípios já foram atingidos em Alagoas.
A lista ainda não inclui o município Porto de Pedras, invadido pelo óleo nesta tarde. Em todo o Brasil, já são 160 praias afetadas.

*A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 

.