Jornal Estado de Minas

Manchas de petróleo cru reaparecem em Boipeba, paraíso turístico na Bahia

- Foto: Divulgação/Luiz ReisA Ilha de Boipeba foi atingida pelas manchas de petróleo cru novamente, na manhã desta terça-feira. O destino turístico da cidade de Cairu, que fica a 176 quilômetros de Salvador, entrou para a lista das mais de 223 localidades atingidas pelo óleo no Nordeste na semana passada. 

A administração local, em nota, informou que equipes do Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) formado por Marinha do Brasil, Ibama, Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Agência Nacional de Petróleo (ANP) vão ao município mensurar os danos causados.

O monitoramento de outras praias do arquipélago continua durante a semana e há a previsão de que uma operação seja realizada por equipes da gestão municipal em todas as localidades do município.

Nas praias da Boca da Barra, Cueira, Moreré, Bainema, mutirões de limpeza estão sendo feitos pelos moradores, comitês da sociedade, funcionários das pousadas, agentes e alguns órgãos públicos. Além de Cairu, foram atingidas pela substância as seguintes cidades baianas: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Conde, Entre Rios, Itacaré, Esplanada, Jandaíra, Vera Cruz, Itaparica e Mata de São João.

De acordo com Henrique Mariotto, responsável pela Pousada Sossego, em Boipeba, ele chegou a perder 30% do lucro que teria nesta época do ano. “Já teve alguns cancelamentos, não tem uma diferença tão drástica, mas em torno de uns 30%”, explica. “Algumas  pessoas têm medo”, finalizou. 

Henrique ainda explicou que, por ser uma ilha, a economia gira em torno do turismo e da pesca. “A gente vive de turismo e pesca. Se isso chega nos corais, não tem nem como limpar”, 
 

'Vaquinha' 

 
Moradores de Boipeba chegaram até mesmo a fazer uma “vaquinha” para a compra de material para a limpeza das praias. O projeto intitulado “Boipeba Limpa” tem como meta arrecadar R$ 20mil e já chegou a recolher mais de R$ 12mil. De acordo com a descrição do projeto, o destino do dinheiro é para a compra de objeto de limpezas das praias.
“Precisamos de sua ajuda para continuarmos limpando as nossas praias atingidas pelo vazamento de óleo. O valor doado será destinado a compra de EPIs (luvas, botas, máscaras,etc), deslocamento, ferramentas e apoio”.
 
Na última terça-feira, a praia de Cueira (Boipeba), a Segunda e Terceira parais (Morro de São Paulo) e Ponta do Quadro (Guarapuá) chegaram a ser interditadas e liberadas após a limpeza.  Foram recolhidas 1,5 tonelada de óleo das quatro praias.

*A estagiária está sob supervisão
.