Foram muitas as explicações para o que se tornou ontem o evento do dia em Gravatá, no Agreste pernambucano. Depois de correr por centenas de metros no centro da cidade, um boi decidiu parar em frente a um banco. A agência do Bradesco estava com ao menos uma dezena de clientes e, por cerca de 40 minutos, ninguém entrou ou saiu do estabelecimento.
Boi 'confina' clientes por 40 minutos em agência bancária de Pernambucohttps://t.co/zZpKKNq1XE pic.twitter.com/VoxWhQEHa4
— Portal UAI (@portaluai) November 27, 2019
Enquanto o boi permanecia em frente ao banco, versões engraçadas foram surgindo na cidade para a atitude do animal. Por estar perto do final de ano, especulou-se nas redes sociais que ele havia ido ao banco receber a primeira parcela do 13º salário, como ainda não era a data limite, 30 de novembro, o boi foi barrado na porta principal.
Outra versão que circulou nas redes sociais era a de que o boi até que tentou entrar na agência bancária, mas foi barrado pelo detector de metal. O metal estaria nas ferraduras. Certo mesmo é que o boi fez a festa e, segundo alguns, já batizou a agência bancária da Avenida Agamenon Magalhães. Agora ela é o “banco do boi”.
O boi chegou ao local em torno das 10h30, minutos após a abertura da agência. Subiu a calçada, com três degraus, e permaneceu diante da porta principal na maior parte do tempo. A princípio, os clientes se assustaram. Temeram que o animal quebrasse a porta de vidro. À medida que o tempo avançava e o boi continuava lá, começaram a fotografar e gravar vídeos do bicho.
E o que era temor na cidade se tornou motivo de buscas de explicações. A primeira que se procurava era o por quê do animal ter aparecido na Avenida Agamenon Magalhães, um dos endereços movimentados da área central de Gravatá. O boi, segundo testemunhas, fugiu da Rua do Prado, onde se encontram terrenos baldios em que frequentemente se vê animais soltos.
O animal andou cerca de 500 metros da área dos terrenos baldios até a agência bancária. Moradores da área dizem que o boi correu ora pelo meio da Rua do Prado, de paralelepípedos, ora pelas calçadas. No fim da rua, ele dobrou à esquerda, no sentido do banco. “Não sei como ele não machucou ninguém, pois correu pela calçada”, disse uma moradoras, que presenciou o momento em que o animal chegou à agência, em um dos vídeos que viralizaram nas redes sociais.
Ao chegar ao banco, o boi se tornou o centro das atenções da Avenida Agamenon Magalhães. Quem estava dentro da agência acompanhava atentamente os movimentos do bicho. “Ele vai quebrar o vidro”, gritou uma das clientes em determinado momento de um dos vídeos postados na internet.; Quem estava fora do banco também não ousava entrar.
A solução veio por volta das 11h, quando o animal foi laçado e um caminhão resgatou o animal. Mas o bicho não se entregou facilmente. Resistiu aos solavancos das cordas. Desceu os degraus da agência. Foi até a calçada e ao pavimento da rua e retornou bravo para a calçada. Para não ser atingido, um dos homens que ajudava no resgate bateu, com uma vara no animal. O trânsito literalmente parou na avenida.