Manchas de óleo voltaram a aparecer em praia do litoral do Ceará entre a noite desse domingo (29) e a manhã desta segunda-feira (30). A informação foi confirmada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), que acompanha o vazamento de óleo nas praias do Nordeste e Sudeste desde o fim de agosto. De acordo com o GAA, foram encontrados resíduos de óleo na praia de Caetanos de Cima, no município de Amontada, e na praia de Apiques, localizada em Itapipoca, ambas no litoral Oeste do Ceará.
Leia Mais
Ibama rejeitou imagens de 'óleo' antes de operaçãoÓleo que contaminou praias do Nordeste veio da África, diz InpeGoverno pagará auxílio a 66 mil pescadores de áreas atingidas por óleo"Participam do recolhimento dos vestígios de óleo militares da MB , membros do Ibama, da Defesa Civil e voluntários, sob coordenação do GAA. Mais militares estão sendo mobilizados para limpeza das áreas não habitadas das praias", informou o grupo em nota.
O mais recente levantamento do Ibama, divulgado na última sexta-feira (27), mostra que o óleo atingiu 980 pontos, em todos os nove estados do Nordeste, além de praias nos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.