A brasileira Estela Cristina Romero Vieira, de 21 anos, está desaparecida desde 28 de janeiro. A jovem saiu de São Paulo com destino a Barajas, distrito de Madrid, na última terça-feira e desde então não foi mais vista. De lá, ela deveria ter pegado outro voo para a província de Granada, onde mora com a mãe, mas o último registro dela foi no aeroporto de Barajas. Estela não chegou a embarcar.
A família da jovem é da cidade de Votorantim, 106,1 quilômetros de São Paulo, eles começaram uma campanha nas redes para ajudar nas buscas. O caso é destaque na mídia espanhola.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a tia da jovem, Catia, afirma que Estela era fã do estilo musical K-pop e estava em dezenas de grupos nas redes sociais que falam sobre o assunto. De acordo com ela, a sobrinha teria sido aliciada por coreanos para ser maquiadora de um grupo em Seul, capital da Coreia.
A mãe da menina procurou a polícia espanhola para denunciar o aliamento da jovem antes mesmo dela viajar para o Brasil."Toda a família e amigos estão desesperados para encontrá-la. Escrevemos para ela o tempo todo, esperando uma resposta. Eu não durmo, não como, tenho plena consciência de que ela apareceria se fosse possível", disse a mãe da jovem ao portal Europa Press.
A polícia está investigando as imagens da câmara do aeroporto de Barajas para ver a jovem foi abordada por alguém.
As brasileiras atraídas pelo K-pop
Em setembro de 2019, cinco homens foram acusados de forçar pelo menos sete mulheres brasileiras a se prostituírem. As jovens viajavam para o país após serem enganadas com a promessa de uma carreira artística no K-pop, mas foram vítimas de exploração sexual no país.