Uma mulher negra afirmou ter sido vítima de racismo ao utilizar o serviço do aplicativo InDriver, em Curitiba (PR). A passageira teria cancelado uma corrida porque o motorista teria demorado muito. Em resposta, recebeu diversos áudios, com xingamentos racistas, enviados pelo funcionário da empresa. O motorista conseguiu o numero da mulher por meio do próprio aplicativo, que mostra o número dos clientes.
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Menina que se vestiu como Miss Universo quer ser modelo, mas enfrenta racismoSeguranças acusados de racismo, filmados agredindo jovem negro, são afastados 'Pior dia da vida do meu filho', diz mulher que denunciou racismo em shoppingOAB/RJ: criminalização da homofobia como racismo é conquista dos direitos humanos"Tua fotinho vai para o grupo dos motoristas aqui, para quando aparecer a sua cara na solicitação, a gente bloquear. Vai arrumar o que fazer, escrava do c***", gritou o homem em outro áudio.
Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil. O motorista está sendo procurado para prestar esclarecimentos e pode responder por ameaça e injúria racial. De acordo com a corporação, "esse material será encaminhado para a perícia. O motorista desse aplicativo, que já foi identificado por nós, será intimado e formalmente interrogado".
O post com os áudios foi publicado em 10 de fevereiro. Apesar disso, o caso só teve repercussão agora nas redes sociais. Internautas cobram uma cobrança da empresa de aplicativo e da própria Polícia Civil.
“Que absurdo, isso é racismo”, disse uma internauta. “Fogo nos racistas! Você pode processar esse imbecil”, afirmou outro.
Bloqueado
A InDriver informou que o motorista foi bloqueado da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento da denúncia. "A inDriver afirma seu compromisso com o respeito e segurança entre motoristas e usuários e reitera seu total repúdio a situações como esta", disse.