Estrangeiros em conexão aérea rumo a países que tiverem as fronteiras fechadas como medida de contenção pelo avanço do novo coronavírus não poderão mais embarcar para o Brasil. A decisão foi tomada em portaria editada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nesta sexta-feira, 27.
Leia Mais
Doria anuncia repasse de R$ 50 mi para a Prefeitura de SP a hospitais de campanhaCoronavírus: Justiça cassa liminar que sustava contrato da União sobre medicaçãoMinistro do STJ põe em domiciliar todos os presos por dever pensão alimentíciaBrasil fecha fronteiras aéreas para estrangeiros de todas as nacionalidadesMoro: Brasil fechará fronteiras terrestres a estrangeiros por mais 15 dias
De acordo com a portaria, as empresas aéreas devem impedir o embarque de estrangeiros com destino ao Brasil caso o destino final ou a nacionalidade do passageiro apresente algum tipo de restrição.
A intenção é evitar que estrangeiros fiquem presos no Brasil, como ocorre com centenas de argentinos que estão dormindo no aeroporto de Guarulhos (SP) há dias. De acordo com o Ministério da Justiça, a portaria vale apenas para casos futuros. Aqueles que já estão retidos no país estão sendo atendidos pelo Itamaraty.
A medida não vale para países que não impuseram restrições no espaço aéreo. É o caso dos americanos ou pessoas com destino aos Estados Unidos, que ainda podem fazer conexão no Brasil normalmente.