Os números da COVID-19 praticamente dobraram em Blumenau , em Santa Catarina, em apenas uma semana, desde a reabertura de compras da cidade, quando foram registradas imagens de filas e grande aglomeração em centros comerciais . Na última quarta-feira (22), os casos confirmados eram 98. Nesta terça-feira, segundo a Prefeitura, o município já registrava 194 pacientes.
Leia Mais
Grande São Paulo já tem 85% dos leitos de UTI ocupadosCoronavírus: hospital municipal do Rio tem corpos em macasCâmara pode aprovar hoje licenciamento ambiental automático'Por favor, nos ajudem': contágio em Blumenau dispara após reabertura de shoppings e prefeito faz apeloSaúde pede ao IBGE amostra de brasileiros que serão testados para a COVID-19“Não dá para falar em causa e efeito, porque teríamos que ver como as pessoas testaram positivo ao fazer compras”, explicou o infectologista Fernando Bozza, da Fiocruz . “Mas pode, sim, estar associado. De qualquer forma, indica que devemos ter atenção em relação a essas medidas. Como curvas são ascendentes, não é o momento de flexibilizar as medidas de isolamento ".
Blumenau não registrou mortes em decorrência da COVID-19. Em Santa Catarina, são 1.995 casos confirmados e 44 óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde . O Estado iniciou uma quarentena em 17 de março. Os primeiros casos em Blumenau foram registrados em 20 de março.