Jornal Estado de Minas

NÚMEROS DA PANDEMIA

Brasil registra mais 653 mortes por COVID-19 e ultrapassa 360 mil casos confirmados

O Brasil perdeu mais 653 vidas para o novo coronavírus (COVID-19) nas últimas 24 horas. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, neste domingo, com os registros, o total de mortes pela doença no país alcançou a marca de 22.666. Os casos confirmados somam 363.211.




A incidência da doença no país está em 172,8 por 100 mil habitantes. Já a de mortalidade (número de óbitos por 100 mil habitantes) está em 10,8. A taxa de letalidade (a porcentagem de infectados que morre) está em 6,2%. O Ministério da Saúde contabiliza ainda 149.911 pacientes recuperados da doença até o momento e 190.634 casos ainda em acompanhamento.

O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás dos Estados Unidos, que ultrapassa 1,6 milhão de confirmações de pessoas contaminadas e 97.599 mortes.

Em relação aos óbitos, o Brasil continua como o sexto país com mais mortes do mundo, atrás dos Estados Unidos (97.599), Reino Unido (36.875), Itália (32.785), Espanha (28.752) e França (28.219), nesta ordem.



Por causa do avanço da pandemia no Brasil, os Estado Unidos decidiram impor restrições a entrada de brasileiros. Também serão barrados viajantes de outras nacionalidades em voos que passem por território brasileiro.


Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro seguem como os que mais registraram contaminações e mortes pela COVID-19 no Brasil.


São Paulo chegou, neste domingo, a 6.163 mortes pelo novo coronavírus, com 118 óbitos confirmados nas últimas 24 horas, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde. Com os novos casos, já são 82.161 infectados, registrados em 508 municípios, o que equivale a 78% do território estadual.

O Rio de Janeiro confirmou 88 novas mortes nas últimas 24 horas, alcançando um total de 3.993 óbitos pela doença desde o início da pandemia. Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, já são 37.912 casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, um aumento de 3.379 nas últimas 24h.




O que é o coronavírus?


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?


Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus