Na manhã desta terça-feira (02) o Instagram foi tomado por imagens pretas publicadas por artistas e anônimos. O movimento “Blackout Tuesday” (em tradução livre "terça-feira do apagão"), tem como objetivo fazer um protesto virtual. Motivada pelo homicídio de George Floyd, homem preto que foi asfixiado por um policial branco nos Estados Unidos, e pela morte de João Pedro, menino preto assassinado por policiais no Rio de Janeiro, a campanha teve grande adesão.
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Protestos contra a morte de George Floyd chegam à EuropaThuram se ajoelha em campo em protesto contra morte de George FloydEsposa de policial acusado de matar George Floyd pede divórcio do maridoCompanhias como a Apple Music e o Spotify aderiram ao protesto virtual de forma particular. A Apple apagou todas as publicações de seu perfil no Instagram, substituindo-as pela imagem do movimento. Já o Spotify adicionou 8 minutos e 43 segundos de silêncio entre as músicas e os podcasts, em alusão o tempo em que George Floyd ficou preso ao joelho do policial Derek Chauvin, o que culminou na sua morte. A plataforma afirmou que também irá amplificar as vozes negras.
O "apagão" tem como objetivo mostrar apoio à comunidade negra do mundo, além de permitir que postagens e mensagens passadas por pessoas negras tenham mais visibilidade no feed.
O movimento teve a adesão de artistas como Elton John, Cardi B, Dakota, Fanning, Zayn, Manu Gavassi, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank. As publicações foram seguidas de hashtags como #BlackoutTuesday e #TheShowMustBePaused (na tradução livre: o show precisa ser pausado).
Empresas como Capitol, Warner Music Group, Interscope Records, Motown, Caroline, Kobalt, Electric Feel Management, LVRN, Universal Music Group, Ingrooves, UMPG e Pulse Music Publishing também deram espaço para a causa.
Na indústria musical brasileira, se fizeram presentes Som Livre, Warner Music Brasil, Sony Music Brasil, Ingrooves Brazil, ONErpm, UBC, Universal Music Brasil, além da Deezer Brasil.
Na indústria musical brasileira, se fizeram presentes Som Livre, Warner Music Brasil, Sony Music Brasil, Ingrooves Brazil, ONErpm, UBC, Universal Music Brasil, além da Deezer Brasil.
Dia de luto e conscientização
Para o movimento, esta terça-feira foi escolhida para ser um dia de luto. Para participar, basta colocar um quadradinho preto em seu feed, apenas com a hashtag #blackouttuesday. A legenda pode conter alguma mensagem referente à causa.
A intenção é que esta seja a única postagem do usuário no dia. Pessoas também estão aderindo em outras redes sociais, como Twitter e Facebook.
A intenção é que esta seja a única postagem do usuário no dia. Pessoas também estão aderindo em outras redes sociais, como Twitter e Facebook.
Vale ressaltar a militância negra pede para que as hashtags #BlackLivesMatter, #VidasPetrasImportam e #VidasNegrasImportam não sejam usadas nos post da imagem preta, para não atrapalhar a busca por conteúdos importantes relacionados aos protestos.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina