Rapaziada... A pauta é racismo... pic.twitter.com/oP2Y1Mxz00
%u2014 Irlan Simões (@IrlanSimoes) June 3, 2020
O Em Pauta, da Globo News desta quarta-feira foi apresentado por Heraldo Pereira e teve como comentaristas as jornalistas Flavia Oliveira, Zileide Silva, Aline Midlej, Lilian Ribeiro e Maria Júlia Coutinho.
A edição levou o experiente âncora Heraldo Pereira às lágrimas. Após ouvir o relato das colegas, Heraldo se emocionou ao falar de seu início de carreira, aos nove anos como office-boy em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, até chegar à televisão.
Agradecida pelas recomendações recebidas e pelos novos seguidores. Deixo o link das minhas colunas [https://t.co/7jsX7M4Mo4], nem todas sobre racismo, mas quase sempre relacionando economia, indicadores sociais e comportamento às desigualdades de raça, gênero e classe.
%u2014 Flávia Oliveira (@flaviaol) June 2, 2020
Flávia foi a primeira e contou sobre quando se internou em um hospital para uma cirurgia. Por causa de sua religião, ela estava vestida de branco.
O #EmPauta convidou profissionais do seu time para discutir um tema que conhecem muito bem, porque o enfrentam em suas vidas: @majucoutinho @AlineMidlej , @flaviaol , @eulilianribeiro , Zileide Silva e Heraldo Pereira relatam experiências com racismo https://t.co/nUWDCZW8PK pic.twitter.com/0QlckCjkiu
%u2014 GloboNews (@GloboNews) June 4, 2020
“O que eu fiz? Eu levantei o nariz, porque não dá para aceitar esse tipo de situação em nenhum momento. Falo isso porque quero que colegas negras e negros como eu saibam que não dá jamais para abaixar a cabeça, em nenhum momento, em nenhuma hipótese. Nunca esqueci esse momento”.
“Que isso se torne uma normalidade”
O episódio desencadeou uma campanha aderida por vários jornalistas e usuários das redes sociais, que divulgaram em massa a hashtag #SomosTodosMaju.
Contrariando as estatísticas
O programa desta quarta é, infelizmente, raro na televisão brasileira e se trata de um caso isolado de representatividade.
Entre os 82 apresentadores e comentaristas da GloboNews, a divisão étnica era a seguinte:
- 74 brancos;
- 5 pardos (Claufe Rodrigues, Cristiana Lobo, Pedro Neville, Rafael Coimbra, Ronaldo Lemos) e;
- 3 pretos (Heraldo Pereira, Aline Midlej e Flávia Oliveira).
Eram 89,1% de profissionais brancos e 10,8% de negros (6,75% pardos e 4,05% pretos).
Entre os pretos, dois têm posição de destaque no canal. Heraldo Pereira, experiente jornalista do Grupo Globo é o apresentador titular do Jornal das Dez, o mais importante programa da casa, exibido diariamente às 22h.
Além de Heraldo, Aline Midlej também tem presença importante na grade. Ela é uma das apresentadoras do Jornal GloboNews Edição das 10h (dividindo a ancoragem do programa com Raquel Novaes, que é branca).
Eventualmente, Aline também substitui José Roberto Burnier (branco) na apresentação do GloboNews Em Ponto (programa diário, de 6h às 9h da manhã).
A outra jornalista da cor preta no quadro do canal é Flávia Oliveira, comentarista do vespertino Estúdio i, programa apresentado por Maria Beltrão de segunda a sexta, às 14h. Porém, como há um rodízio entre os 13 comentaristas do programa, Flávia não aparece diariamente na tela.